Arquiternura

O Arquiternura é um projeto criado por mim e outras 5 estudantes de arquitetura que tem como objetivo compartilhar algo que achamos interessante durante nosso mês de aula. Desde trabalhos que nos deram orgulho a assuntos que geraram discussões interessantes: o objetivo é compartilhar um pouco da nossa rotina acadêmica. ♥

Oi oi gente!
Nem lembro a última vez que fiz um post contando sobre os projetos da faculdade. Como entraram as férias de inverno no Brasil e logo depois vim fazer o intercâmbio, fiquei um tempinho sem ter contato com "a vida acadêmica". Como nem tudo são flores (haha mentira, eu já estava com saudades da vida arquitetônica) as aulas aqui na Itália começaram, e vou contar um pouquinho das disciplinas que escolhi fazer aqui na UNICAM

Como só tive até agora duas semanas de aula, ainda não tenho muuuuuito para mostrar, mas vou dar meu "parecer" do que estou achando disso tudo, até agora. ;)

Ah! E depois, não deixem de dar uma olhadinha no blog das outras meninas participantes, viu? 

Laboratorio di Restauro


O que eu mais estava ansiosa para estudar aqui na Itália era Restauro. Na verdade foi até por isso que eu queria tanto estudar na Europa: conhecer como funciona o restauro dos edifícios em países que tem edifícios milenares. 
O Laboratorio de Restauro é uma disciplina de projeto que se divide em dois: Restauro degli Edifici e Problemi Struturali dell'edilizia storica, que totalizam 12 horas semanais. Em Restauro degli Edifici temos aulas teóricas,onde aprendemos os tipos de degrados que um edifício pode sofrer, como tratá-los e recuperá-los, quais devem ser tratados, o tipo de pesquisa que devemos fazer para identificar a época que o edifício foi construído... É a parte que mais gosto da disciplina. O professor é um mestre no assunto, tem um currículo maravilhoso que envolve participação e coordenação de diversas obras de restauro na Itália toda, e ensina com paixão pelo assunto. É uma daquelas pessoas que trabalha por amor, sabem? Em Problemi struturali, aprendemos os tipos de problemas estruturais (como o próprio nome diz) que um edifício antigo pode ter. Estudamos as estruturas de madeira e de pedra, os cálculos necessários para que a estrutura permaneça ou seja substituída por uma melhor, etc. Essa parte não gosto tanto porque tem muita física, e aprender física em italiano num é mole não! haha Porém o professor também é excelente. Ele disponibilizou todas as aulas antecipadamente e seus slides são muuuito didáticos, com exemplos sempre bem ilustrados. Sem contar que ele sempre deixa a turma bem a vontade para tirar dúvidas e se coloca a disposição para qualquer esclarecimento. Queria levar ele pra me ensinar mecânica no Brasil... hahahaha Como eu disse antes, essas duas matérias trabalham "juntas". A partir do que aprendermos nelas, deveremos fazer o projeto de restauro de um edifício aqui da cidade e apresentar no final. Somente se nosso projeto for aprovado pelos dois professores numa apresentação oral que faremos no final do semestre, é que seremos aprovados nas duas disciplinas. Eu estou amando (de verdade!) estudar essa matéria. 

Comunicazione dell'architettura 

Quando eu li o programa dessa matéria, me encantei. Envolve fotografia, cinema, design, etc. O programa da disciplina é realmente maravilhoso, e é algo que não tenho no Brasil. Resolvi fazer. Mas a aula é tão sem sal! :/ Ainda estou na expectativa que comece a parte prática e fique mais interessante. Até agora o que tivemos foram apresentações de slides, nas quais o professor não faz o menor esforço para falar ao menos em voz alta e sequer levanta da cadeira. A aula inteira não consigo nem enxergar o professor, porque ele é um ponto atrás de um computador. Mas como disse, estou na expectativa que as aulas práticas de fotografia e etc sejam mais legais. Oremos!

Esse é meu primeiro trabalhinho da matéria: dois cartazes de uma "suposta" exposição de algum arquiteto, somente em escala de cinza e sem imagens.



Cultura e progetazione degli interni

Já contei em algum outro post daqui, que tenho um amorzinho por Interiores. Gosto de trabalhar com projetos pequenos e de pensar em como transformar aquele espaço pequeno em algo funcional, bonito e que identifique seu futuro morador. Lá no Brasil (aí, no caso..haha) essa matéria leva 1 ano para ser finalizada. Fiz um semestre lá ( e mostrei um pouco do loft que fiz para a Julia Alcântara aqui) e agora estou fazendo um semestre aqui. Mas aqui a pegada é totalmente diferente. Eu não ia fazer essa disciplina porque não simpatizei com o professor. Achei ele meio grosseirão e não estava afim de me estressar com professor aqui. Sem contar que não conhecia ninguém da turma (ainda conheço poucos) e não queria fazer o projeto sozinha. Mas o Giulli super se empolgou com o tema e resolveu fazer a disciplina, mesmo já tendo cumprido ela no Brasil. Então me rendi e resolvi fazer, já que se fizer ela aqui, talvez consiga pegar equivalência na UFPR. Já tivemos 2 aulas dessa matéria e uma visita a campo e confesso que ela continua um mistério. Primeiro, porque o professor fala absurdamente rápido, com gírias e palavrões no meio da frase, o que dificulta muito. Sem contar que ele fala uma frase séria, outra sarcástica e não dá pra saber qual é qual. Segundo porque ele está numa pira muito filosófica que a arquiteta racional aqui não consegue acompanhar. haha Pois bem. O tema do projeto é: 24h Museum at the disco. Teremos que transformar uma discoteca abandonada em um museu "efêmero". O museu deverá durar apenas 24 horas. Parece muito legal, mas eu estou morrendo de medo. O projeto é enorme, porque são vários ambientes e tem muito, mas muito a ser feito. Essa semana tivemos que fazer uma apresentação sobre o efêmero e na próxima, teremos que apresentar uma ideia inicial de como imaginamos "nosso conceito" de efêmero inserido em um ambiente da discoteca. O que estou achando da matéria? Loucura. Pretendo ir até o fim, mas não sei o que restará de mim quando acabar. hahahaha

E é isso! Estou fazendo apenas essas três disciplinas porque sozinhas elas já consomem 26 horas da minha semana. E tudo que não quero fazer aqui na Itália é levar aquele ritmo de vida desumano que a arquitetura fazia comigo no Brasil. Quero tirar o máximo dessas disciplinas mas conseguir comer e dormir com dignidade né? Tudo que não preciso é ficar doente longe dos meus pais por virar noites e comer mal. hehe 

E vocês,o que acham dessas disciplinas? Escolheriam as mesmas? Fariam arquitetura depois disso?
haha Me contem! 

E vejam o que as meninas tem pra contar sobre Arquitetura nos outros blogs!

Alana    Alice   Pâm 

4 comentários:

  1. Nossa que bacana esta oportunidade que vc esta tendo de estudar fora do país...faço arquitetura e queria também poder estudar fora..quem sabe né...adorei o cartaz que fez...amo Oscar Niemeyer e td que ele representa...

    Gostaria de te desejar sorte ...

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Super maneiro essa experiência fora do país que você está tendo! Eu também iria adorar fazer essa disciplina de restauro! Ainda mais aí na Italia! Adoro professores que amam o que fazem e passam isso para seus alunos! Pena o seu de comunicação de arquitetura ser desse jeito, ficar o tempo todo sentado atrás do computador. Tive um professor mais ou menos assim também na faculdade e ele dava aulas de história da arte, acabei não absorvendo nada pois as aulas se resumiam a ele mandar a gente ler os slides que ele pegava de outro professor, cheio de textos sobre história da arte. Isso é desanimador :( Mas pensa pelo lado bom: você está na ITÁLIA! :D Espero que a aula dele melhore com o passar do tempo! E super boa sorte com o projeto do museu efêmero, fiquei pensando se eu estivesse em seu lugar o que eu faria e... nossa!! Difícil, hein? haha Boa sorte, Thu! Amei o post! Não vejo a hora de ver mais coisas sobre o que você tem feito na faculdade aí na Itália! <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Alice, nem te conto que desisti de interiores! hahaha Tão efêmero,tão efêmero que não ia dar! haha Escolhi outras matérias no próximo semestre para amar, porque essa não deu. :/ Vou fazer no Brasil mesmo! :p Obrigadão pelo carinho <3 <3

      Excluir

Volte sempre! :)