Tenha calma menina


Acredite, tudo que você mais precisa nesse ano é calma. 

Os jornais vão te fazer pensar que as vagas no mercado de trabalho estão acabando e que se você não fizer parte dele logo será mais uma estatística de desempregada. Os professores te farão acreditar que essa aprovação é a coisa mais importante do ano e que somente ela te garantirá a felicidade lá no final. Os números te farão ver que tem outras 15 pessoas concorrendo pela mesma vaga que você e você terá medo. Talvez até seus pais, ingenuamente, te pressionarão, e não porque eles são maus, mas porque eles acreditam que você já está pronta pra próxima etapa. 

Mas só você sabe o quanto você sabe. O quanto você é capaz, e o quanto você deseja passar no vestibular, o quanto você deseja enfim parar de estudar matemática ou física. Infelizmente, nem sempre isso é suficiente. Então não se deixe abater e muito menos sofra antes da hora. Se possivel, não sofra nem na hora. 

Você é muito inteligente e não precisa de uma prova pra te comprovar isso, embora o mundo acredite que precisa. Então vai lá, faz o seu melhor, mostra pra essa prova o quanto ela é ridícula - e não por ser fácil, mas por fazer as pessoas competirem entre si- e espera pra ver. Se essa vaga for pra ser sua, vai ser. 

Nesse ano você terá muitos momentos felizes, e não deixe que a pressão que te jogam nas costas te impeça de viver esses momentos e colecionar boas lembranças. Mas não confunda isso com irresponsabilidade. Se permita ser humana, que come, sai, assiste filmes e também se diverte,  apesar de ser vestibulanda. 

E como humana, você tem todo direito de errar. Então faça sua escolha sem encará-la como um monstro que a atormentará pelo resto da sua vida. 

Se não der certo, a gente tenta de novo, ok? E eu estarei aí para te mostrar que isso não foi a pior coisa do mundo.

E se der certo, eu também estarei aí, pra te dar o melhor abraço do mundo e dizer: tá vendo, bobinha? 







7 comentários:

  1. Isso aí Thu! A gente precisa Acreditar, tem espaço de sobra pros nossos sonhos nesse universo, não precisa ter medo! ♥

    http://www.encantamientos.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiin thu esse texto fez escorrer algumas lágrimas hahaha Muito obrigada por acreditar em mim , e por dar essa força e não botar pressão . E eu vou seguir seu conselho em ser mais light e não me desesperar como eu sempre faço por causa de uma prova boba . E igual você falou se for pra ser será , cada coisa tem seu tempo . SIMMMM tô tão ansiosa pra esse abraço que você não tem noção .
    Muitos beijos da sua irmã que te ama tanto

    ResponderExcluir
  3. Ai que linda Thu, daqui uns dias é a vez da minha maninha prestar vestibular também, vou mostrar esse texto pra ela (:

    Ah, mudei de blog:http://amorticinio.blogspot.com.br/

    Abraços cheios de saudade :*

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo Thu! É muito bom ler um texto assim, que nos encoraja a ir atrás do que será melhor, sem pressão e estresse. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu só digo: muito obrigada !!!

    ResponderExcluir
  6. Parece muito que esse texto foi escrito para mim!! hahaha
    ter motivação é tudo :)

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)