Arquiternura - 1


Olá pessoas!
Esse é um post de estreia. Estreia do projeto Arquiternura (se você não conhece o projeto clique e conheçae estreia do Projeto Arquitetônico na minha vida! Comecei o segundo ano de Arquitetura e Urbanismo, e aqui na UFPR é apenas no segundo ano que temos a disciplina Projeto I, uma matéria que assim, a grosso modo, nos ensina a fazer projetos que faremos depois de formados. (Essa foi uma definição bem grosseira mesmo gente, projeto é muito, mas muito mais complexo que isso!)

No nosso curso já virou tradição o primeiro projeto da vida dos alunos ser uma capela católica, implantada no parque São Lourenço, em Curitiba. O que muda de ano para ano, é o terreno da implantação. Esse ano, o terreno foi um platô de 4 metros de altura, um pouco afastado da pista de caminhada do parque, onde o acesso acontece através de um caminho -também projetado por nós -.
Tem uma cruz ali em cima, mas quando tirei essa foto, a cruz ainda não estava feita.... 


O programa pedia uma capela para 30 pessoas, com possibilidade de uma vez ao ano ocorrer uma missa campal. Além disso, a capela deveria conter um espaço para sacristia e banheiro para o padre, um local para o santo (São Lourenço), a sédia, altar e ambão.
Maquete do terreno 1:200 com capela volumétrica

O meu projeto partiu da ideia de que uma capela deve ser identificada como capela por qualquer pessoa que a veja, (que ela tenha cara de capela) e ao mesmo tempo, convidar a oração. A forma dela, se deu a partir de uma análise da forma tradicional da igreja católica, aquela que aponta para o céu. A missa campal, ocorreria atrás da capela -as pessoas ficariam numa arquibancada natural que fica sombreada graças as árvores presentes nas proximidades -.

O que diferencia meu projeto dos demais, foi principalmente a escolha do material. Escolhi fazer a capela de bambu (concreto armado é para os fracos! hahaha). Na verdade meu namorado tinha comentado comigo sobre a resistência do bambu como estrutura nas construções, fiquei interessada e fui pesquisar mais. E então encontrei coisas lindas (lindas mesmo!) construídas de bambu. Principalmente na China e na Colômbia.


Fiquei tão fascinada pelas coisas que encontrei nas minhas pesquisas e coincidentemente, nesse último final de semana, teve um curso de construção sustentável com bambu, aqui na região metropolitana de Curitiba, e claro que participei. Foi incrível e percebi que quero muito trazer para a minha vida profissional, esses aprendizados e conceitos sobre construção sustentável.

Essa foi a entrega do estudo preliminar da capela. Ainda teremos a entrega final, com um maior número de detalhes e algumas modificações. Confesso que estava apaixonada pelo meu projeto até minha apresentação. Sei lá, parece que a gente não está acostumado a receber críticas né? É meio difícil ir lá na frente e apresentar um trabalho para a turma inteira e dois professores, que estão prontos para encontrar qualquer defeito no seu trabalho. E mais difícil é sair de lá sem nenhum elogio :(  Enfim, fiquei um pouco chateada com isso, mas passou. Vou tentar corrigir o que me recomendaram, aperfeiçoar coisas que acho que podem ser mais trabalhadas, e principalmente, inserir coisas que aprendi nesse curso de Construção Sustentável para a entrega final do projeto. :D


E não podia deixar de fora, o Boomer, que não aguentava mais me ver na prancheta e foi me fazer companhia. Fofinho! :3

E aí, o que acharam? Alguém financiaria minha capela? haha
Beijos beijos! E não deixem de conferir as postagens das outras arquitetinhas:





14 comentários:

  1. Adorei sua capela, ficou muito linda e gostei da ideia do bambu também, bem original! :D
    Não fica chateada com a parte da apresentação do trabalho não, é chato agradar a todos mesmo, eu saí da minha entrega de projeto achando que tinha tirado um 9, 10, mas no final minha nota estava lá, 7.9, não entendi o porquê, apresentei para 4 professores e nenhum deles reclamou do meu projeto! É dificil entender!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eeeu financiaria haha
    Nossa como gostei da capela você não tem ideia Thu. Não conhecia o bambu como estrutura, já fui agora mesmo dar uma pesquisadinha no google, é realmente lindo. Agora quem ficou apaixonada fui eu ^^ se eu soubesse tinha feito meu supermercado de bambu kkk sério mesmo!
    também queria fazer um curso de construção sustentável :}

    Quanto criticas, esse semestre foi tenso pra mim também. Mas não fique chateada, é assim mesmo e nem da pra entender esse professores. Você nem acredita o que aconteceu com minha sala, a gente teve três entregas do projeto, uma o skyline do entorno do terreno, com a maquete volumétrica e implantação, outra foi o estudo preliminar com quase tudo técnico e por ultimo agora tivemos a entrega final com tudo completo. E sabe o que as professores fizeram com a gente, elas descobriram que tiveram duas pessoas que pagaram para fazer o projeto, ai elas ficaram bravas com isso. E aplicaram uma prova surpresa, onde a gente tinha que fazer em três horas um projeto de um Stand, em um terreno com desnível de 2 m, teria que ter uma planta baixa, implantação, fachada, corte e perspectiva. Além de rampas e escadas e estacionamento. Teve gente que entrou em desespero e passou mal pois o tempo era muito pouco e não conseguiram terminar tudo, até eu mesma chorei horrores depois em casa, pois só consegui fazer a implantação e a planta baixa. Foi terrível e parecia mesmo que a professora estava adorando nosso sofrimento. Ainda não recebi as notas finais, mas caso isso me prejudicar, irei atras de meu direitos, nem que precise tirar essa professora da facul. Ainda mais que apresentei a segunda entrega e só tinha dois errinhos bobos, e tirei 8.75. Já uma pessoa que tinha feito mal faltando um monte de coisa tirou quase a mesma nota que eu. Fiquei bolada, mas a gente não pode deixar isso afetar a gente. Temos que levantar a cabeça, seguir em frente e dar nosso melhor!

    acho que falei demais haha
    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. aaaaahh que lindinha sua capela! HAUHA
    Isso que você disse sobre os professores não elogiarem em nada é verdade mesmo, e dá uma tristeza profunda né HUSAHSUA ainda bem que temos o blog para os leitores elogiarem seus trabalhinhos lindos :*

    ResponderExcluir
  4. Eu também financiaria! Se pudesse, hehe
    Gostei muito da sua capela, amor, e confesso que senti um pouco de inveja também (inveja boa! haha) porque a sua está bem mais interessante do que a minha, que eu fiz dois anos atrás... Você pesquisou bastante e fundamentou um partido muito bom, e gostei da atenção que você deu para a sustentabilidade da obra. Além disso, você evolui bastante no projeto, na plástica, escolheu um material que entra em harmonia com a paisagem, aprendeu algumas técnicas de construção com o bambu... ou seja, você está “dominando” o material que escolheu e a capela tem tudo para ser um sucesso! As críticas só vão te ajudar a alcançar isso! ;)
    Continue apaixonada pela sua capela, linda! (eu estou apaixonado por ela!) Você é muito criativa e inteligente, vai conseguir uma evolução ainda maior para a entrega final. Força, que as férias estão aí!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah muito lindo teu projeto *----* amei o detalhe das árvores gente, parabéns ♥

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito lindo a capela, me lembrou um pouco a igrejinha da Pampulha em BH.

    Beijoos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Seu projeto ficou bem incrível, parabéns! Se esse foi seu primeiro projeto, então imagine como vão ser os próximos *-*

    Já teve a matéria de Plástica e Expressão(Desenho?)

    Beijinhos.
    jessicakelle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É muito dificil receber críticas mesmo e mais dificil ainda é receber elogio dos professores tão exigentes. Mas eu pelo menos amei sua capela e a ideia de usar o Bambu. Já conhecia-o como estrutura, assisti um seminário sobre ele com cada obra incrivel na China e na Colombia, como vc disse.
    Mas qual seria o revestimento interno da capela? Pq só bambu fica lindo, mas passa vento, chuva e tem que se observar as questões climáticas. (depois me responde lá no blog).
    Outra pergunta, que canetas vc usou pra pintar sua prancha e os desenhos? ficou lindo!

    Beijos e parabéns pela proposta.. eu financiaria sim! rs

    ResponderExcluir
  9. Ah, mais perguntas: que material vc usou pra fazer a topografia e pra fazer as árvores?

    ResponderExcluir
  10. Bonita, nenhuma pessoa pensou na parte sustentável da forma como você pensou! Conseguiu colocar tua carinha no projeto da forma que ninguém colocou (serião), (assim como na Ilha do Escritor). As críticas servem pra gente crescer e eu tenho certeza que na entrega final não terão críticas, pq vc vai pensar nos minimos detalhes!
    Fiquei com ciuminho, daí vim comentar tb, mas sabe que eu adorei ela *.*
    E eu tb financiaria (mais do a minha) haha

    Arquitetinha linda!

    ResponderExcluir
  11. Comecei a fazer minha proposta de iniciação cientifica esse semestre e tem como tema principal a arquitetura ecológica e um dos meus objetivos é abordar os materiais alternativos não "convencionais" e um deles é o bambu *o*. Vou comentar sobre seu projeto com meus professores coordenadores da pesquisa, pois achei muito interessante ... e poxa, realmente é complicado defender uma ideia assim a frente de uma sala cheia e com os professores afiados, mas absorva apenas coisas boas dessas criticas, de alguma forma sempre ajuda (:

    ResponderExcluir
  12. Adoro conhecer estudantes de arquitetura assim como eu que tenha um blog, estou no segundo semestre, ainda me habituando a tudo rs
    Eu adorei o seu projeto, achei bem criativo, e é normal receber criticas, nesse semestre que passou tive que criar um projeto também, e a cada critica eu ia melhorando, até que na apresentação final saiu melhor do que eu esperava.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Muito bacana seu projeto!!
    Parabéns pelo Blog também...é bom conhecer estudantes de Arquitetura!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ah eu amo arquitetura! Meu marido eh arquiteto! Kkk
    E sobre esses professores, as vezes eles estao certos mas as vezes eles erram ou implicam. As vezes eles fazem comentarios ruins por olhar da visao deles, que podem estar equivocados! Entao persista nas suas inovacoes ate inde achar bom. Nao queremos sair da facul como uma copia dos profs ne? As vezes parece q eh isso q eles querem. E alguns querem mesmo. Os que se acham "sabe tudo" principalmente.
    Beijos fofa!

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)