6 on 6 - March

Oi oi gente!

Enfim acabou meu ano de 2012! Siiim, só agora. Pelo menos o ano acadêmico.
Gente, que loucura foi esse ano! A greve que tivemos de maio à setembro virou nossa vida pelo avesso, nos dando apenas 30 dias de férias entre dezembro/janeiro e nos presenteando com um 2012 de 14 meses!

Tecnicamente, nem tudo acabou...porque peguei recuperação final em Topografia (gente essa matéria é muito chata, muito muito!) e sexta-feira estamos aí, fazendo prova com o terço na mão... Mas, tirando essa, passei  (apertadinho!) em tudo. Então, como o 6 on 6 desse mês é de tema livre, resolvi mostrar pra vocês o que foi o meu ano acadêmico. :)

Vem gente!

O ano começou lindo e maravilhoso. Eu empolgada e achando que pra tirar nota boa bastava fazer o que o professor pedia... Grande engano! Além de fazer o que ele pede, ele tem que gostar do que você faz. Como arquitetura é um curso que envolve muita criatividade e gosto pessoal, pra se dar bem você precisa prever o que fará o professor gostar. Infelizmente ainda não aprendi isso....

Minha primeira maquete foi um trabalho da matéria de Estudos da Forma, em trio. Nesse trabalho, devíamos conhecer a vida e obra de um arquiteto sorteado para nossa equipe, e fazer um Espaço de Passagem, num determinado terreno. Espaço de Passagem seria, como o proprio nome diz, um espaço por onde as pessoas passam. Nele, a pessoa deveria ter a possibilidade de contemplar a obra, descansar, admirar a paisagem... Enfim, tudo isso pra que vocês entendam o que é essa minha maquete da foto aí.

Nos inspiramos em diversas obras do Paulo Mendes da Rocha, e o resultado foi esse:

No primeiro semestre tivemos uma matéria que se chamava Desenho de Observação. Parecia aula de artes quando a gente é criança. Ficávamos apenas desenhando. Tão legal! <3 p="" saudades="">
Essa foto já apareceu aqui, mas achei digno mostrá-la. Foi uma matéria (das poucas desse ano, diga-se de passagem!) que deixou saudade. (No segundo semestre ela foi substituída por perspectiva que nunca, nunquinha na vida de vocês desejem cursar....


A matéria que ainda estou 'pendurada' é Topografia. Uma matéria que passamos todos os dias de clima intenso do ano fazendo medições ao ar livre. Siim, porque toda vez que nossa aula era em campo, ou chovia, ou fazia 40º, ou ventava a 100km/h (tá,com um pouco de exagero...). Mas enfim... Rezem por mim pra não pegar uma DP...:s 
PS: Reparem no preparo das moças.... hehe

Voltando a falar de maquetes... em janeiro/fevereiro, tivemos a maquete mais difícil da história da arquitetura na UFPR: A Casa Curutchet, do Le Corbusier. 4 andares, diversas rampas e níveis diferentes, dois tipos de escadas, banheiros praticamente em formato de ameba.... Só sei que depois do resultado final Le Corbu deve ter dado uma estrelinha dourada pra gente no nosso trabalho. :D O que acham?


Na mesma matéria que o primeiro trabalho do post (o Espaço de Passagem), tivemos um trabalho que consistia em fazer um ateliê para um escritor, com dimensão pré-definida e a forma de paralelepípedo padronizada. Ninguém poderia transformar por exemplo, o ateliê num cilindro. Poderíamos fazer aberturas, mas que não descaracterizassem a forma. Ah, e detalhe: todos os ateliês ficariam numa ilha. Seria a Ilha dos Escritórios. Existiam muitas regras, por exemplo, quando ao material, dimensões, espaços e áreas mínimas... foi um trabalho que no começo gostei bastante, mas no final.... Me irritei um pouco porque os professores se contradisseram nas diretrizes para forma de entrega.. Mas enfim, faz parte. A maquete física não ficou tão boa quanto a maquete virtual. :( mimimi
Meu ateliê possuia fachada verde com tábuas de madeira. (Diz a lenda que um dos professores não gostou, mas ainda não saiu a nota...) Essa é minha maquete 'por dentro'. O mezanino era fechado, com entrada através de "escada de marinheiro", e a cadeira é suspensa, como se fosse uma balança. Ah! Meu partido foi uma Casa na Árvore. :) 


Pra finalizar (meu Deus, como meu post ficou grande!) um trabalho da matéria que mais gostei de fazer: Desenho de Croqui. Foi uma matéria optativa, cujo objetivo era desenvolver mais as habilidades do desenho, através de croquis de fotos que tivéssemos. Usamos as técnicas do grafite, caneta nanquim, aguado e aquarela. 

Nossos pezinhos viajantes... 

E aí gente? O que acharam da minha retrospectiva acadêmica? Lógico que faltaram muitos trabalhos, comentários, desabafos... Se eu for colocar no papel, eu fiquei um pouco decepcionada comigo mesma nesse primeiro ano. Ter entrado num estágio logo de cara, não foi muito bom para minhas notas e desempenho. Até por isso, optei por nesse 2º me dedicar apenas a faculdade e a um curso de idiomas. Quero focar, melhorar minhas notas, fazer um ano bem feito, para que no final desse (que espero que seja em dezembro!) eu possa dizer que dei o melhor de mim e estou satisfeita. Né não? 

Mas é isso, vivendo e aprendendo! haha

COntinuem a ver as fotos do projeto 6 on 6 no blog da Alana, Pensei com meus botões

Beijos gigantes a todos!

7 comentários:

  1. Que legal suas fotos! Amei flore. bjos

    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quantos projetos legais, Thu *-*

    Adorei tudo, principalmente os croquis :D

    Beijos flor ♥

    ResponderExcluir
  3. Thu, quando vejo maquetes fico doidaaa!!! sempre fico com vontade de montar uma. O mais perto que eu cheguei era a maquete da cidade de papel que vinha pra recortar da revista "nosso amiguinho" quando eu era criança. hahaha
    outra coisa que amei foi o desenho dos pés *_* que é o do cartão que você me enviou!!! adoreiiii

    ResponderExcluir
  4. cada vez mais admirada com seus trabalhos *-* Ainda não tive aula de topografia, vou ter esse semestre, mas já estou um pouquinho assustada rs O pior é que aqui é quente pra dedeu, já estou me vendo sofrendo no sol haha Quanto as maquetes, ainda estou de boquinha aberta com a de Le Corbusier, ficou muito linda. E o atelie, nem parece maquete! Nossas aulas são bem parecidas, só algumas que mudam o nome. Aqui é Desenho Artístico em vez de Desenho de Observação.
    aah adorei seus pezinhos em aquarela <3

    :*

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Gostei de tudo.
    E eu quero aquele estúdio! *-*

    Meu 2012 ainda não acabou, até pq minha universidade foi das primeiras a parar e ultimas a volta. Ou seja... ¬¬'

    Beijo!
    http://www.milalices.com.br/2013/02/futuro-best-seller-nanowrimo.html

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post sobre sua vida acadêmica de arquiloucura! Estou super empolgada com a minha vida de arquilouca iniciante e adorando seus projetos e maquetes, principalmente essa trabalhosa do Le Corbusier, ficou muito linda!!
    Ainda não tenho aulas de topografia mas tenho um medinho básico do que virá, rsrs! Muito bom ter encontrado uma blogueira estudante de arquitetura também =)
    Beeijos e poste mais vezes sobre as coisas que você anda fazendo na faculdade =)

    ResponderExcluir

Volte sempre! :)